top of page

Cheesecake de Frutos Vermelhos no Forno


Com o mês de Maio a começar e o Dia da Mãe a chegar resolvi experimentar esta receita de cheesecake de ricotta da Donna Hay que já há algum tempo tinha na lista "to do"!!

Além de levar ricotta e ser cozido na forno, o recheio tem também um coulis de frutos vermelhos que lhe dá este ar marmoreado e cuja acidez ajuda a equilibrar o sabor do queijo!

Rachou um pouco a sair do forno, mas para mim ficou perfeito! Suave, cremoso e a prenda ideal para a Mãe no próximo domingo! Faça a surpresa que ela vai adorar!

Ingredientes

(10 a 12 fatias)

Base

150g de farinha sem fermento

55g de açúcar

100g de manteiga em cubos

Recheio

330g de queijo creme à temperatura ambiente

500g de queijo ricotta

295g de açúcar

60 ml de sumo de limão

2 c. sopa de raspa de limão

1 c. chá de extrato de baunilha

1 c. sopa de amido de milho (maizena)

1 c. sopa de água

5 ovos (M)

frutos vermelhos q.b. (decoração)

Coulis frutos vermelhos

195g de frutos vermelhos congelados

110g de açúcar

Preparação

Comece por preparar a base do cheesecake.

Num processador junte a farinha, o açúcar e a manteiga e misture até ter uma massa areada.

Forre uma forma de fundo amovível (22 cm) com papel vegetal e unte, e com a ajuda de uma colher espalhe a massa por todo o fundo da forma. Leve a cozer em forno aquecido a 150 ºC durante cerca de 30 minutos até a massa estar cozida. Deixe arrefecer e reserve.

De seguida prepare o coulis, num tachinho leve ao lume os frutos vermelhos com o açúcar até a fruta estar cozida. Triture com uma varinha mágica e peneire a mistura. Reserve o coulis (molho) até atingir a temperatura ambiente.

Para o recheio do cheesecake bata o queijo-creme, o ricotta, o açúcar, o sumo e a raspa de limão e a baunilha numa taça até a mistura estar homogénea. Numa tacinha dissolva o amido com a água e junte à mistura dos queijos, bem como os ovos batendo apenas o suficiente para incorporar tudo.

Unte novamente as laterais da forma e verta a mistura sobre a base cozida batendo levemente a forma na bancada para libertar as bolhas de ar. Adicione o coulis ao recheio e com a ajuda de uma faca misture levemente para fazer um marmoreado.

Coza a 150 ºC durante cerca de uma hora ( o centro ainda estará pouco firme, mas não líquido). Desligue o forno e deixe o cheesecake no seu interior com a porta fechada durante mais 50 minutos.

Após este período retire do forno e assim que estiver à temperatura ambiente leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas antes de desenformar e servir.

Decore a gosto com os frutos vermelhos.

bottom of page