top of page

Bolachas de Aveia e Manteiga de Amendoim


Mais um desafio "Dorie às Sextas" em que consegui participar e as receitas da Dorie nunca desiludem, a receita original Chunky peanut butter and oatmeal chocolate chipsters deu lugar a estas bolachas de aveia com manteiga de amendoim e pepitas de chocolate que ficam absolutamente deliciosas, crocantes e viciantes! :)

Ingredientes

(tradução Susana Figueiredo)

3 chávenas de flocos de aveia 1 chávena de farinha 1 colher de chá de bicarbonato de sódio 2 colheres de chá de canela 1/4 colher de chá de noz moscada ralada 1/4 colher de chá de sal 225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente 1 chávena de manteiga de amendoim 1 chávena de açúcar branco 1 chávena de açúcar amarelo 2 ovos (L) 1 colher de chá de extrato de baunilha 255 gramas de chocolate picado em pedaços pequenos (ou 1,5 chávenas de pepitas de chocolate)

Preparação

Misture a aveia com a farinha, o bicarbonato, as especiarias e o sal. Numa taça grande, bata a manteiga com a manteiga de amendoim e os dois açúcares em velocidade média até estar suave e cremoso. Junte os ovos, um de cada vez, batendo 1 minuto entre cada adição, e junte depois a baunilha, continuando a bater.

Reduza a velocidade para o mínimo e junte lentamente os ingredientes secos, batendo apenas até estarem misturados. Junte os pedaços de chocolate.

Se possível, refrigere a massa durante duas horas para fazer bolachas mais perfeitas, retirando a massa com uma colher, fazendo uma bola com as mãos e colocando-as no tabuleiro (forrado com papel vegetal) com 5 cm de distância entre elas e pressionando-as gentilmente com a palma da mão até terem cerca de 1,25 cm de altura; se não for possível esperar, deite apenas as colheradas de massa nos tabuleiros com 5 cm de distância entre elas.

Leve a forno pré-aquecido a 175 ºC durante 13-15 minutos. Deverão ficar douradas e apenas firmes nas extremidades e deverão ser retiradas dos tabuleiros com uma espátula para arrefecerem.

Nota: Esta receita faz cerca de 60 bolachas.

bottom of page