top of page

Tarte de Pêra e Ameixa


É inegável que o Outono se aproxima a passos largos, os dias estão mais curtos, o sol já se esconde mais e as cores quentes começam a tomar conta da cozinha! Por ter excesso de pêras em casa, porque felizmente ainda tenho o quintal dos meus pais onde tudo tem mais cheiro e sabor procurei uma receita onde pudesse aproveitar a fruta a mais! E nada melhor que esta combinação de frutas da estação, pêra e ameixa! Fica uma delícia esta tarte, o recheio é uma combinação crocante de fruta e crumble e a massa da base areada com o seu sabor amanteigado é perfeita!

Eu adoro sujar as mãos e fazer a minha própria massa, mas caso pretendam uma receita mais prática podem substituir a base por uma de compra!

Ingredientes

(8 doses)

Massa areada

250g de farinha sem fermento T55

125g de açúcar

125g de manteiga fria em cubos

2 ovos (L)

1 pitada de sal

Recheio

250g de pêras

250g de ameixas

45g de farinha

1 c. de sopa de farinha maizena

230g de açúcar em pó

50g de manteiga fria cortada em cubos

1/4 c. de chá de baunilha em pó

1 ovo

1 c. de sopa de água

açáucar em pó q.b. (polvilhar)

Preparação

Comece por preparar a massa, num processador de alimentos junte a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga e misture até ter uma espécie de areia (se tiver pedaços de manteiga por triturar não tem mal). Bata os 2 ovos e junte aos poucos à massa até se formar uma bola (poderá não ser necessário juntar a totalidade dos ovos).

Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

Para o recheio comece por descascar e cortar a fruta em cubos. Numa taça junte a farinha, a maizena, o açúcar em pó, a baunilha e a manteiga com os dedos até se formar uma massa areosa. Misture com a fruta e reserve.

Unte o fundo de uma tarteira (24 cm) ou forre com papel vegetal.

Estenda a massa da base numa superfície enfarinhada e forre o fundo da tarteira com a mesma. Pique o fundo com um garfo e recheie com a mistura de fruta.

Use a massa da base que sobrar para cortar tiras ou use um cortador de massa para fazer círculos ou corações e disponha por cima do recheio. Pincele esta massa com o ovo batido com a colher de sopa de água e polvilhe com açúcar em pó.

Leve a tarte a cozer em forno previamente aquecido a 200 ªC durante cerca de 10 minutos, reduza para 175 ºC e deixe cozer mais 45 minutos. Após retirar do forno deixe arrefecer durante cerca de 30 minutos antes de desenformar.

Sirva simples ou acompanhada de uma bola de gelado.

bottom of page