Bolo Donauwellen
Este Bolo Donauwellen que significa Ondas do Danúbio é um bolo tipicamente germânico e que dá o mote para mais um mês de Sweet World Challenge das queridas Lia "Lemon and Vanilla" e Susana "Basta Cheio"! Devido a alguns problemas com o chocolate não consegui obter as desejadas ondas mas é um bolo que surpreende, camadas de chocolate, cerejas e baunilha resultam numa combinação deliciosa, fiquei conquistada à primeira fatia!
Ingredientes
(16 - 18 fatias)
255g de manteiga à temperatura ambiente
225g de açúcar
5 ovos
1 c. de chá de extrato de baunilha
375g de farinha sem fermento
1 pitada de sal
1 c. de sopa de bicarbonato de sódio
30g de cacau em pó
1 c. de sopa de leite
200g de cerejas em calda
Custarda de baunilha
3 c. de sopa de amido de milho
112g de açúcar
500 ml de leite
1 c. de chá de extrato de baunilha
Cobertura
200g de pepitas de chocolate
2 c. de sopa de óleo de girassol
Preparação
Para o bolo comece por bater a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e por fim a mistura da farinha com o sal e o bicarbonato de sódio.
Verta 2/3 desta massa para um tabuleiro (35 cm) previamente untado com manteiga ou forrado com papel vegetal. Junte o cacau em pó e o leite ao restante 1/3 de massa e disponha a massa de chocolate por cima da camada de baunilha. Distribua as cerejas pela massa. Leve o bolo a cozer em forno pré-aquecido (175 ºC) durante cerca de 40 minutos.
Enquanto o bolo coze prepare a custarda de baunilha. Junte o amido de milho com o açúcar numa taça. Aqueça o leite num tachinho sem deixar levantar fervura, junte a mistura de amido de milho e mexa até engrossar. Retire do lume e junte a baunilha.
Verta a custarda por cima do bolo e deixe arrefecer até solidificar. Para a cobertura derreta o chocolate em banho-maria, junte o óleo e trabalhando rapidamente disponha o chocolate por cima do bolo e com um garfo desenhe "ondas" no topo do bolo.