Cheesecake de Chocolate e Frutos Vermelhos

05.04.2016

Os amantes de chocolate vão adorar esta versão mais escura de cheesecake! :) Rico e intenso, o crocante da base de bolacha e a frescura das natas e dos frutos vermelhos complementam esta sobremesa! O resultado final é melhor se usar chocolate preto de qualidade!

 

 

 

Ingredientes

(10 - 12 fatias)

 

200g de bolachas digestivas

2 c. de sopa de cacau em pó

150g de manteiga derretida

900g de queijo creme

190g de açúcar em pó

1 c. de chá de essência de baunilha

4 ovos (M)

200g de chocolate preto cortado grosseiramente

200 ml natas frias

2 c. de sopa de açúcar

125g de frutos vermelhos

 

Preparação

 

Comece por forrar o exterior de uma forma de fundo amovível (24 cm) com duas folhas de papel alumínio para impedir que entre água na forma durante a cozedura. Unte a forma com manteiga ou spray desmoldante.

 

Para a base parta as bolachas grosseiramente e pique-as num robô de cozinha com o cacau em pó até ter migalhas finas. Junte a manteiga derretida aos poucos e continue a misturar. Forre o fundo da forma com esta mistura pressionando com as mãos ou com a ajuda de uma colher. Reserve no frio enquanto prepara a cobertura.

 

Bata o queijo creme, o açúcar em pó e a baunilha até ter uma mistura cremosa. Junte os ovos um a um, batendo entre cada adição e raspando os lados da taça para a mistura ficar homogénea e macia.

 

Derreta o chocolate em banho-maria. Adicione um pouco da mistura de queijo ao chocolate derretido mexendo para incorporar e acrescente depois o restante queijo de modo a que as temperaturas fiquem homogéneas. Misture até tudo estar bem ligado. Deverá ser rápido para o chocolate não solidificar.

 

Verta este preparado sobre a base de bolacha. Introduza a forma dentro de outra forma maior ou de um tabuleiro com água até cerca de metade da forma. Coza o cheesecake em banho-maria durante cerca de 40 minutos em forno aquecido (160 ºC). Não coza demasiado o cheesecake, o centro deverá estar trémulo no fim da cozedura.

 

Depois de cozido deixe arrefecer um pouco na forma e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou durante a noite. Antes de servir bata as natas bem frias com o açúcar até espessarem.  Depois de desenformar decore o cheesecake com o chantilly e os frutos vermelhos.

 

 

Please reload