top of page

Tarte Crumble de Marmelo


A época é de marmelos e além da marmelada gosto de aproveitar para experimentar outras receitas que usam marmelo, esta tarte servida ainda morna é deliciosa e aquece estes dias de Outono que começam a ficar frios e chuvosos!

Ingredientes

(8 - 10 fatias)

800g de marmelos descascados e cortados em bocados

175g de açúcar

sumo e raspa de 1/2 limão

1 c. de chá de canela

2 c. de sopa de farinha de milho

350 ml de água

Massa

140g de manteiga cortada em cubos à temperatura ambiente

200g de farinha

50g de miolo de amêndoa moído

75g de açúcar

raspa de 1 limão

1 ovo

Crumble

100g de farinha

75g de flocos de aveia

75g de açúcar

140g de manteiga à temperatura ambiente

Preparação

Comece por cozer os marmelos em 350 ml de água durante cerca de uma hora. Deixe arrefecer um pouco e reduza a puré com a varinha mágica.

Adicione o açúcar, a raspa e sumo de limão e a canela ao puré de marmelos e leve novamente ao lume cozinhando até se reduzir a cerca de 1/3, junte a farinha de milho dissolvida num pouco de água e mexa até o puré engrossar. Deixe arrefecer.

Para preparar a massa junte num processador de alimentos a manteiga, a farinha e a amêndoa e misture até ter uma areia. Por fim, misture o açúcar, a raspa, o ovo e a gema. Após a massa estar pronta envolva-a em película aderente e deixe refrigerar no frigorífico durante 15 minutos.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada e forre uma tarteira (26 cm) previamente untada com manteiga, cubra com papel vegetal e feijões e leve a cozer em forno aquecido (160 ºC) durante 20 minutos. Retire o papel e os feijões e coza a base por mais 15 minutos.

Para o crumble misture numa taça a farinha, a aveia e o açúcar com uma pitada de sal e com os dedos junte a manteiga para obter uma mistura esfarelada.

Encha a base da tarte com o puré de marmelos, cubra com o crumble e leve novamente ao forno a 180 ºC durante cerca de 30 minutos até o crumble estar dourado. Sirva morna.

bottom of page