top of page

Bolo Blackout de Brooklyn


Este bolo rico e intenso de chocolate é o desafio deste mês do #sweetworldchallenge das queridas Lia "Lemon and Vanilla" e Susana "Basta Cheio". Este bolo americano assim chamado em homenagem aos apagões feitos na cidade de Brooklyn durante a II Guerra Mundial é um sonho para todos os amantes de chocolate, bolo de chocolate recheado e coberto por um creme (custarda) de chocolate e salpicado de migalhas do próprio bolo resultando numa massa fofa e húmida perfeita para amantes de chocolate ou não! Para mim tornou-se talvez "o melhor bolo de chocolate do mundo"! A receita que usei é do meu adorado livro da Confeitaria Hummingbird com algumas adaptações!

Ingredientes

(10 - 12 fatias)

100g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

260g de açúcar em pó

2 ovos

1/4 c. de chá de essência de baunilha

45g de cacau em pó

3/4 c. de chá de fermento

3/4 c. de chá de bicarbonato de sódio

170g de farinha sem fermento

160 ml de leite gordo

1 pitada de sal

Custarda de chocolate

250g de açúcar em pó

1 c. de sobremesa de xarope de milho

62g de cacau em pó

100g de farinha de milho

42g de manteiga sem sal em cubos

1/4 c. de chá de essência de baunilha

300ml + 100ml de água

Preparação

Comece por untar com manteiga e forrar com papel vegetal 3 formas de 20 cm. Pré aqueça o forno a 170 ºC.

Para o bolo bata a manteiga com o açúcar até ter um creme leve e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Baixe a velocidade da batedeira e junte a baunilha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau e bata até estar tudo ligado.

Incorpore metade da farinha, o leite todo e por fim a restante farinha. Divida a massa pelas formas, alise o topo e leve a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe os bolos arrefecerem durante 10 minutos nas formas antes de desenformar.

Para a custarda de chocolate coloque num tachinho o açúcar, o xarope, o cacau e os 300ml de água e deixe levantar fervura em lume médio, mexendo ocasionalmente até completa dissolução dos pós.

Junte a farinha de milho com os 100ml de água mexendo bem até ter uma "cola". Caso ache a pasta muito espessa junte mais um pouco de água sem exceder no total 125ml de água.

Adicione esta mistura ao cacau que se encontra em lume médio e mexendo sempre deixe cozinhar até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer numa taça coberta com película aderente no frigorífico até ficar bem firme.

Para montar o bolo comece por cortar uma fatia fina de um dos bolos e reduza a migalhas.

Coloque um dos bolos num prato e espalhe um quarto da custarda por cima. Coloque o segundo bolo e espalhe mais um quarto da custarda. Coloque o último bolo e cubra o topo e os lados com o restante creme. Termine cubrindo todo o bolo com as migalhas e reserve no frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.

bottom of page