Rolinhos de Canela





Por aqui somos fãs dos Rolinhos de Canela que costumamos comer naquela loja de móveis cujo nome começa por I e termina em kea... ;) por aí também?!


Assim, e aproveitando a Páscoa a chegar resolvemos fazer uma alternativa aos tradicionais folares e colocamos as mãos na massa para fazer estes deliciosos rolinhos!


A massa lêveda fica super fofa e macia e o recheio tem o toque inconfundível da canela, mas se gostarem também podem arriscar e juntar outras especiarias como a erva doce ou o cardamomo!


Podem fazer os rolinhos simples ou aproveitando a época cortar algumas tiras de massa e fazer umas "orelhas" para uns coelhinhos fofinhos!!


O aroma que fica pela casa, esse é simplesmente maravilhoso!! :D


Ingredientes

(cerca de 16 rolinhos)


Massa

1 saqueta fermento padeiro seco (Fermipan)

250 ml leite gordo morno

80g de manteiga derretida

40g açúcar

450g de farinha T65

5g de sal

1 ovo batido (M)


Recheio

80g de manteiga à temperatura ambiente

1 c. chá de farinha

1 c. sopa de canela em pó

1/2 c. chá de açúcar baunilhado

80g açúcar

1 ovo batido (pincelar)



Preparação


Coloque o leite morno numa taça e polvilhe o fermento seco por cima do leite, tape com película aderente e deixe repousar cerca de 15 minutos até se começarem a formar bolhas de ar.


Na taça da batedeira junte a manteiga derretida, o leite e o açúcar e bata (com o gancho de amassar) cerca de um minuto. Junte a farinha e o sal e o ovo batido e deixe bater cerca de 5 minutos. Caso seja necessário junte mais um pouco de farinha, mas a massa deve ficar pegajosa! Caso junte demasiada farinha os rolinhos poderão ficar secos!


Transfira a massa para uma taça limpa, cubra com película aderente e deixe repousar cerca de 30 minutos em lugar quente ou até a massa duplicar de volume.


Entretanto, amasse todos os ingredientes do recheio numa taça até estar homogéneo.


Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, amasse um pouco a massa com as mãos e caso esteja demasiado pegajosa junte agora um pouco mais de farinha! Estenda com a ajuda de um rolo da massa até ter um retângulo de cerca 40x50cm.

Com uma espátula espalhe o recheio por todo o retângulo de massa e enrole a massa até se formar um rolo, com uma faca corte então rodelas de massa com cerca de 4 a 5cm de espessura e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal de forma espaçada!

Caso queira corte tiras de massa e coloque junto ao rolo fazendo o formato de "orelhas" de coelho!


Tape o tabuleiro com um pano de cozinha e deixe levedar novamente cerca de 30 minutos!

Antes de colocar no forno pincele levemente com o ovo batido!


Aqueça o forno a 200 ºC e leve a cozer os rolinhos durante cerca de 15 minutos ou até estarem bem dourados!