top of page

Pavlova de Maçã e Caramelo


O tempo lá fora diz-nos que o Inverno chegou de vez e a chuva e o frio se instalaram, por isso desafiada pela Parmalat para criar uma sobremesa para esta época do ano a ideia de uma pavlova cheia de sabores quentes e reconfortantes surgiu de imdediato!

Nesta receita a leveza e a doçura do merengue e das natas combinam na perfeição com a riqueza da maçã caramelizada com especiarias e traz para a mesa aromas quentes!

A nova receita de natas para bater da Parmalat conquistou-me logo na primeira utilização, ficaram firmes rapidamente e a suavidade e leveza destas natas é maravilhosa!

E que 2019 nos traga leveza e doçura também!!

Ingredientes

6 claras à temperatura ambiente

350g de açúcar

2 c. de chá de farinha maizena

1 c. de chá de vinagre branco

1 c. de sopa de água fervente

1 c. de chá de extrato de baunilha

4 maçãs médias Granny Smith

300 ml de água

55g de açúcar amarelo

1 c. de chá de extrato de baunilha

1/2 c. de chá de gengibre em pó

1/4 c. de chá de noz-moscada

1 c. de chá de canela

Topping

150g de açúcar

150g de manteiga

150g de natas aquecidas

30g de água

500 ml de natas para bater Parmalat

4 c. de sopa de açúcar em pó

100g de miolo de noz moído

Preparação

Para o caramelo leve o açúcar com a água ao lume até caramelizar, junte a manteiga em cubos e quando se desfizer adicione as natas aquecidas e mexa até engrossar. Deixe arrefecer completamente.

Num tachinho coloque a água, o açúcar, as maçãs descascadas e cortadas em cubos e as especiarias e deixe cozer em lume brando. Deixe arrefecer a maçã antes de montar a pavlova.

Para fazer os discos de merengue bata as claras e assim que se formar espuma adicione as 350g de açúcar às claras aos poucos e batendo sempre até obter um merengue brilhante (ao esfregar o merengue entre os dedos não deverá sentir nenhum grão de açúcar).

Junte por fim a maizena, o vinagre, uma colher de chá de baunilha e a água e bata por mais um minuto.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe 3 cículos com 16 ou 18 cm de diâmetro. Divida o merengue pelos 3 círculos alisando o topo e formando 3 discos.

Leve a cozer durante 90 minutos em forno previamente aquecido (120 ªC) tendo o cuidado de não abir a porta do forno. Após este período deve desligar o forno (mantendo a porta entreaberta) e deixe os discos no seu interior pelo menos durante 2 horas (ou durante a noite) para que possa arrefecer lentamente.

Bata as natas com o açúcar em pó.

Num prato coloque um disco de merengue, cubra com as natas, maçã, miolo de noz e caramelo. Repita até terminar novamante com o último disco de merengue, natas, maçã, noz e caramelo. Sirva de imediato.

bottom of page