top of page

Cheesecake de Limão


O tempo parece voar e não chega mesmo para tudo, gostava de partilhar mais receitas no blog mas de momento não tem sido mesmo possível! No entanto, este cheesecake tinha mesmo de dividi-lo com mais pessoas, fica uma delícia e é uma excelente sobremesa para este verão!

Base de bolacha, eu usei bolacha disgestiva mas se gostarem mais podem usar bolacha maria, o recheio de queijo creme macio e cozido lentamente e em banho-maria no forno e uma cobertura ácida e fresca de curd de limão!

Ingredientes

( 14-16 fatias)

Base

140g de boalchas digestivas

3 c. de sopa de açúcar

4 c. de sopa de manteiga sem sal derretida

Recheio

245g de açúcar

1 limão (raspa)

60 ml de sumo de limão

680g de queijo-creme

4 ovos

2 c. de chá de extrato de baunilha

120 ml de natas para bater

Curd de limão

6 gemas

80 ml de sumo de limão

100g de açúcar

75g de manteiga sem sal

Preparação

Comece por preparar o curd de limão pois precisa de arrefecer completamente antes de ser usado de modo a ganhar consistência. Num tachinho derreta a manteiga com o açúcar e o sumo de limão em lume brando.

Bata as gemas numa taça, verta o xarope de limão em fio sobre as gemas mexendo sempre, leve novamente ao lume até engrossar. Deixe arrefecer.

Para a base triture as bolachas num processador e junte o açúcar e a manteiga até ter uma areia. Forre uma forma de fundo amovível (23 cm) com esta areia e leve ao forno aquecido a 160 ºC durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer e envolva o exterior da forma em 2 folhas de alumínio.

Para o recheio bata o queijo-creme durante alguns segundos, junte o açúcar e a raspa de limão e bata novamente.

Adicione os ovos 2 a 2 e continue a bater, junte por fim o sumo de limão, a baunilha e as natas e garanta que todos os ingredientes estão bem homogéneos.

Verta o recheio por cima da base de bolacha. Coloque a forma num tabuleiro com água até cerca de meio e coza em banho-maria a 160 ºC durante 1 hora.

Após este período abra um pouco a porta do forno (por exemplo com 1 colher de pau a segurar a porta) e deixe o cheesecake no forno durante mais 1 hora.

Retire do forno, e depois de frio cubra com o curd de limão. Antes de desenformar leve o cheesecake ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.

bottom of page