top of page

Bolo de Amêndoa e Creme de Ovo


Como tenho dito a pastelaria faz cada vez mais parte dos meus dias e tem tomado conta da minha vida, iniciei este mês um curso de pastelaria em Gaia com o chef Luís Francisco da escola Segredos da Avó que tem sido desafiante, apaixonante e muito gratificante! :) Este bolinho foi uma espécie de trabalho de casa e levou-me a ir por caminhos que geralmente não vou... É um bolo de sabores tradicionais, um amanteigado de amêndoa e creme de ovo, uma combinação secular da doçaria portuguesa! O resultado final só podia ser excelente com um bolo que fica fofo e leve como se vê nas fotos! E obrigada ao chef por partilhar estas receitas connosco!

Ingredientes

(12-14 doses)

Bolo

6 ovos (M)

240g de açúcar

130g de farinha

40g de miolo de amêndoa ralada

100g de óleo de girassol

1 c. de sopa de fermento em pó

amêndoa palitada q.b.

açúcar em pó (opcional)

Creme de ovo

12 gemas

1 ovo

500g de açúcar

250g de água

pau de canela

casca de limão

Preparação

Para o bolo, bata numa taça à mão os ovos com o açúcar, o óleo, a amêndoa e por fim a farinha misturada com o fermento até deixar de sentir o açúcar.

Unte uma forma (24 cm) e verta a massa. Leve a cozer durante cerca de 40 minutos em forno pré aquecido a 170 ºC.

Entretanto prepare o creme de ovo, num tachinho junte o açúcar e a água com o limão e o pau de canela e, depois de levantar fervura deixe ferver exatamente 3 minutos. Retire do lume e verta em fio por cima dos ovos ligeiramente mexidos. Passe esta mistura por um coador e leve novamente ao lume até engrossar.

Retire e deixe arrefecer.

Depois de desenformar o bolo parta-o ao meio horizontalmente formando dois discos, recheie com o creme de ovo e polvilhe com a amêndoa palitada ligeiramente tostada no forno.

Cubra com o segundo disco de massa, novamente com creme de ovo e termine decorando com a restante amêndoa. Polvilhe com açúcar em pó (opcional).

bottom of page