top of page

Bolo Pudim de Limão

Nestes dias quentes e lentos de Agosto a vontade de ligar o forno não é muita, mas a curiosidade em experimentar o famoso bolo pudim falou mais alto! Experimentei esta receita de limão para ser um sabor fresco e ficou realmente uma delícia! Ao cozer o bolo separa-se em duas camadas, a de baixo um bolo fofo e a camada de cima com uma textura de pudim e um intenso sabor a limão!! Convencidos a ligar o forno? ;)

Ingredientes

(12-14 fatias)

450g de açúcar

90g de manteiga amolecida

6 ovos (L)

4 c. de chá de açúcar baunilhado

1 pitada de sal

480 ml de leite gordo

155 ml de sumo de limão

82g de farinha

framboesas q.b.

rodelas de limão q.b.

Preparação

Prepare uma forma de 24 cm untando-a com spray desmoldante e aqueça o forno a 180 ºC.

Comece por separar as gemas das claras. Bata as claras com uma pitada de sal e quando se começar a formar espuma junte 4 colheres de sopa do açúcar e continue a bater até ter picos firmes.

À parte bata as gemas com o restante açúcar, açúcar baunilhado e manteiga até obter um creme. Junte a farinha, o leite e o sumo de limão aos poucos e mexa com uma espátula.

Por fim junte as claras em castelo mas não as incorpore totalmente na massa. Verta o preparado para a forma e leve a cozer durante uma hora em banho-maria.

Depois de cozido deixe o bolo arrefecer completamente na forma e leve ao frigorífico durante 1 a 2 horas antes de desenformar. Decore com as framboesas e as rodelas de limão. Sirva fresco.

bottom of page