top of page

Bolo de Maçã e Gengibre


Este Bolo de Maçã e Gengibre foi a minha escolha para este fim de semana que passou por duas razões, primeiro porque adoro bolo de maçã como o prova as várias receitas que já partilhei aqui no blog e em segundo porque queria trazer uma sugestão de bundt para quem quer estrear as maravilhosas formas da Nordic Ware e precisa de inspiração! Muito obrigada a todos que têm feito crescer a nossa loja e que partilham comigo a paixão por esta marca e pelos bundts!

E quanto a este bolo só digo que fica delicioso, o toque quente do gengibre, a doçura da maçã e uma cobertura rica de xarope de ácer e canela que é simplesmente divinal!

Ingredientes

(10-12 fatias)

155g de farinha sem fermento

112g de manteiga amolecida

150g de açúcar amarelo

2 ovos (L)

1 maçã golden grande

1 c. de chá de canela

1 c. de chá de gengibre em pó

1 c. de chá de fermento

1 pitada de sal

1/4 c. de chá de bicarbonato de sódio

maçã desidratada q.b. (decorar)

Glacé

125g de açúcar em pó

1/4 c. de chá de canela

1 c. de sopa de manteiga

1/2 c. de chá de extrato de baunilha

60 ml de xarope de ácer (maple syrup)

Preparação

Comece por untar uma forma (20 cm) e aqueça o forno a 180 ºC.

Para o bolo peneire a farinha, a canela, o gengibre, o fermento, o bicarbonato e o sal para uma taça.

À parte bata o açúcar com a manteiga até ter uma mistura cremosa, junte os ovos e bata bem. Incorpore a mistura dos secos e a maçã descascada e cortada em cubos.

Verta a massa para a forma e alise a superfície com a ajuda de uma espátula. Leve a cozer durante cerca de 40 minutos. Depois de cozido deixe arrefecer 10 minutos na forma antes de desenformar.

Para o glacé junte todos os ingredientes num tachinho e aqueça em lume brando até dissolver todo o açúcar. Verta o glacé por cima do bolo ainda morno e decore com a maçã desidratada.

bottom of page