top of page

Folar de Canela e Erva Doce


Páscoa para mim trás sempre o aroma da canela e da erva doce, a minha avó a comprar os folares a uma senhora que vendia de porta em porta... Essa magia já se perdeu um pouco nas cidades, mas este ano aventurei-me pela primeira vez a fazer um folar e não podia estar mais contente com o resultado! :)

Ficou tão fofo e aromático... Como adoro comer uma fatia ainda morna com a manteiga a derreter!

Feliz Páscoa para todos e estes pequenos nadas são a verdadeira felicidade!!

Ingredientes

(faz 2 folares médios)

250 ml de leite morno

20g de fermento de padeiro fresco

80g de manteiga à temperatura ambiente

3 ovos (M)

70g de açúcar amarelo claro

550g de farinha T65

1 c. de chá de sal

1 c. de sopa de canela em pó

1 c. de chá de erva doce em pó

1 limão (raspa)

1 ovo batido (para pincelar)

Preparação

Comece por dissolver o fermento no leite morno. Junte a manteiga cortada em cubos, o açúcar e os ovos e bata.

Adicione a farinha, o sal, a canela, a erva doce e a raspa de limão e amasse até ter uma massa uniforme (no caso de usar um robot de cozinha use o gancho de amassar). Caso ache a massa demasiado mole junte mais um pouco de farinha (no máximo 25g) até a massa descolar bem das paredes do recipiente.

Deixe a massa repousar numa taça em lugar quente e coberta com um pano durante cerca de 45 minutos ou até dobrar de volume.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, divida-a em duas bolas e comece a abrir um buraco no meio da bola moldando uma rosca, para impedir o buraco de fechar coloque uma bola de papel de alumínio ao centro. Coloque as duas roscas num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar mais 30 minutos.

Pincele as roscas com um ovo batido e leve a cozer na parte mais baixa do forno previamente aquecido (180 ºC) durante cerca de 30 minutos.

bottom of page