Bolo Folhado de Morangos

02.05.2015

Este domingo a receita teria de ser especial pois trata-se de um domingo também especial, dia da Mãe. Eu sei que se usam muitos clichés sobre ser mãe, mas a verdade é que só depois de ter a minha filha passei a percebê-los todos! Não há amor igual, é algo que não se explica por palavras... 

Por isso, trago este bolo cheio de corações de morango para a minha filhota que faz o meu coração transbordar de amor e para a minha Mãe que fez e faz tudo por mim!!

Haverá melhor prova de amor que camadas de bolo, creme de ovo, massa folhada e morangos? 

 

 

Ingredientes

 

4 ovos (L)

200g de açúcar

3 c. de sopa de manteiga

150g de farinha

150g de massa folhada rectangular

200g de morangos fatiados

raspas de chocolate branco q.b.

 

Creme:

50g de açúcar

1 c. de sopa de farinha

2 gemas 

150 ml de leite

casca de limão

 

Preparação

 

Para o bolo bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, junte a manteiga e a farinha. Misture bem e verta a massa para um tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha e leve a cozer em forno aquecido (180 ºC) durante cerca de 25 minutos.

 

Aumente a temperatura do forno para 190 ºC. Estenda a massa folhada, corte-a em 2 rectângulos e leve a cozer num tabuleiro untado com manteiga durante cerca de 15 minutos. Mantenha a massa folhada durante mais 10 minutos no forno com a porta aberta para ficar estaladiça.

 

Desenforme o bolo depois de frio e deixe a massa folhada arrefecer completamente. Corte o bolo também em dois rectângulos de modo a que fique do mesmo tamanho da massa folhada.

 

Para o creme junte os ingredientes num tacho e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer. 

 

Para montar o bolo coloque num prato camadas alternadas de bolo, creme, morangos e massa folhada. Finalize com uma camada de creme e morangos. Decore com raspas de chocolate branco.

 

Nota: Este bolo fica pequeno, serve cerca de 8 fatias.

 

 

Please reload