Pavlova de Maçã e Caramelo
O tempo lá fora diz-nos que o Inverno chegou de vez e a chuva e o frio se instalaram, por isso desafiada pela Parmalat para criar uma sobremesa para esta época do ano a ideia de uma pavlova cheia de sabores quentes e reconfortantes surgiu de imdediato!
Nesta receita a leveza e a doçura do merengue e das natas combinam na perfeição com a riqueza da maçã caramelizada com especiarias e traz para a mesa aromas quentes!
A nova receita de natas para bater da Parmalat conquistou-me logo na primeira utilização, ficaram firmes rapidamente e a suavidade e leveza destas natas é maravilhosa!
E que 2019 nos traga leveza e doçura também!!
Ingredientes
6 claras à temperatura ambiente
350g de açúcar
2 c. de chá de farinha maizena
1 c. de chá de vinagre branco
1 c. de sopa de água fervente
1 c. de chá de extrato de baunilha
4 maçãs médias Granny Smith
300 ml de água
55g de açúcar amarelo
1 c. de chá de extrato de baunilha
1/2 c. de chá de gengibre em pó
1/4 c. de chá de noz-moscada
1 c. de chá de canela
Topping
150g de açúcar
150g de manteiga
150g de natas aquecidas
30g de água
500 ml de natas para bater Parmalat
4 c. de sopa de açúcar em pó
100g de miolo de noz moído
Preparação
Para o caramelo leve o açúcar com a água ao lume até caramelizar, junte a manteiga em cubos e quando se desfizer adicione as natas aquecidas e mexa até engrossar. Deixe arrefecer completamente.
Num tachinho coloque a água, o açúcar, as maçãs descascadas e cortadas em cubos e as especiarias e deixe cozer em lume brando. Deixe arrefecer a maçã antes de montar a pavlova.
Para fazer os discos de merengue bata as claras e assim que se formar espuma adicione as 350g de açúcar às claras aos poucos e batendo sempre até obter um merengue brilhante (ao esfregar o merengue entre os dedos não deverá sentir nenhum grão de açúcar).
Junte por fim a maizena, o vinagre, uma colher de chá de baunilha e a água e bata por mais um minuto.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe 3 cículos com 16 ou 18 cm de diâmetro. Divida o merengue pelos 3 círculos alisando o topo e formando 3 discos.
Leve a cozer durante 90 minutos em forno previamente aquecido (120 ªC) tendo o cuidado de não abir a porta do forno. Após este período deve desligar o forno (mantendo a porta entreaberta) e deixe os discos no seu interior pelo menos durante 2 horas (ou durante a noite) para que possa arrefecer lentamente.
Bata as natas com o açúcar em pó.
Num prato coloque um disco de merengue, cubra com as natas, maçã, miolo de noz e caramelo. Repita até terminar novamante com o último disco de merengue, natas, maçã, noz e caramelo. Sirva de imediato.