top of page

Rolinhos de Chocolate

O frio e a chuva começam finalmente a chegar, a vontade ligar o forno e fazer coisas reconfortantes aumenta... a pastelaria nórdica começa a ganhar um cantinho do meu coração!!

Rolinhos de chocolate ainda mornos a sair do forno são, sem dúvida, uma prenda para a alma!!

Ingredientes

(16 unidades)

11g de levedura seca

250ml de leite morno

80g de manteiga derretida e arrefecida

40g de açúcar

400g a 500g de farinha sem fermento

2c. de chá de cardamomo em pó

1 pitada de sal

1 ovo batido

Recheio

50g de manteiga à temperatura ambiente

75g de açúcar amarelo

4c. de sopa de Nutella

1c. de sopa de farinha

50g de pepitas de chocolate

Preparação

Para a massa comece por colocar a levedura com leite morno numa taça, cubra com película aderente e deixe repousar 15 minutos.

Adicione a manteiga, bata um pouco na taça da batedeira usando o gancho da massa e junte o açúcar. Adicione os secos (farinha, cardamomo e sal) aos poucos, alternando com metade do ovo batido e continue a bater por mais 5 minutos. Comece por adicionar 400g de farinha e caso seja preciso vá adicionando mais aos poucos, mas deixando a massa um pouco pegajosa para não ficar demasiado seca.

Cubra com película aderente e deixe repousar durante cerca de 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.

Enquanto a massa repousa prepare o recheio combinando todos os ingredientes (excepto as pepitas) numa taça até ter uma consistência que permita espalhar.

Assim que a massa dobrar de volume estenda-a numa superfície enfarinhada até ter um rectângulo com cerca de 30x40 cm, espalhe o recheio pela superfície da massa e disponha as pepitas de chocolate por cima. Comece a enrolar a massa pelo lado mais largo até formar um rolo e corte círculos.

Coloque os círculos numa forma previamente untada ou forrada com papel vegetal, mais juntos caso queira que cozam formando uma unidade ou então mais separados para cozerem individualmente e deixe levedar durante cerca de mais 20 minutos.

Pincele os rolinhos com o restante ovo batido e coza em forno aquecido a 200 ºC durante cerca de 15 minutos. Depois de retirar do forno cubra com um pano e deixe arrefecer para que os rolinhos não fiquem secos.

bottom of page