Bolo S. Marcos


Após uma longa ausência forçada do Sweet World Challenge das queridas Susana e Lia dos blogs "Basta Cheio" e "Lemon & Vanilla" este mês consigo participar com o tradicional e conhecido Bolo S. Marcos presente nas nossas pastelarias de forma frequente mas que nunca tinha experimentado!
É um bolo que combina uma massa génoise com um recheio de natas e cobertura de creme de ovo e caramelo, é preciso dizer mais para saber que só pode ficar delicioso??
Surpreendeu e foi aprovadíssimo e acaba por ser um bolo de confeção simples, prepare-se apenas para uma cozinha um pouco desarrumada! :)
Ingredientes
(14-16 fatias)
Génoise
6 ovos (M)
240g de açúcar
170g de farinha
Recheio
200 ml de natas
200g de leite condensado
4 folhas de gelatina
Creme de ovo
6 gemas
125g de água
250g de açúcar
pau de canela
limão (casca)
Caramelo líquido q.b.
Preparação
Comece por preparar a génoise, bata os ovos com o açúcar até ter um creme leve e fofo e esbranquiçado. Incorpore a farinha sem bater a massa.
Leve a cozer num tabuleiro untado e polvilhado com farinha durante cerca de 15 minutos num forno previamente aquecido (175 ºC).
Para o creme de ovo prepare uma calda com o açúcar, a água, a canela e a casca de limão, assim que começar a ferver conte 3 minutos e verta sobre as gemas batidas. Coe esta gemada por um passador novamente para o tachinho e deixe engrossar mexendo sempre com uma vara de arames.
Retire e deixe arrefecer.
Usando o aro de uma forma de fundo amovível (20 cm) corte dois discos de massa da génoise, um deles será a base do nosso bolo. Reserve o outro disco de massa.
Para o recheio comece por demolhar a gelatina em água fria durante alguns minutos, escorra as folhas e derreta-as no microndas com 2 ou 3 colheres de sopa de água.
Bata as natas até dobrarem de volume, junte o leite condensado e a gelatina derretida e verta este preparado sobre o primeiro disco de massa que já se encontra na forma de fundo amovível.
Leve ao frigorífico durante 4 horas para que o recheio solidifique.
Assim que o recheio estiver sólido adicione o segundo disco de massa, cubra com o creme de ovo e termine com o caramelo líquido tendo o cuidado de adicionar o caramelo aos poucos para que não se misture com o creme de ovo.
Leve novamente ao frigorífico durante pelo menos 2 horas antes de desenformar o bolo.