Bolo S. Marcos

04.02.2017

 

Após uma longa ausência forçada do Sweet World Challenge das queridas Susana e Lia dos blogs "Basta Cheio" e "Lemon & Vanilla" este mês consigo participar com o tradicional e conhecido Bolo S. Marcos presente nas nossas pastelarias de forma frequente mas que nunca tinha experimentado!

É um bolo que combina uma massa génoise com um recheio de natas e cobertura de creme de ovo e caramelo, é preciso dizer mais para saber que só pode ficar delicioso??

Surpreendeu e foi aprovadíssimo e acaba por ser um bolo de confeção simples, prepare-se apenas para uma cozinha um pouco desarrumada! :)

 

Ingredientes

(14-16 fatias)

 

Génoise

6 ovos (M)

240g de açúcar

170g de farinha

 

Recheio

200 ml de natas

200g de leite condensado

4 folhas de gelatina

 

Creme de ovo

6 gemas

125g de água

250g de açúcar

pau de canela 

limão (casca)

 

Caramelo líquido q.b.

 

Preparação

 

Comece por preparar a génoise, bata os ovos com o açúcar até ter um creme leve e fofo e esbranquiçado. Incorpore a farinha sem bater a massa.

Leve a cozer num tabuleiro untado e polvilhado com farinha durante cerca de 15 minutos num forno previamente aquecido (175 ºC).

 

Para o creme de ovo prepare uma calda com o açúcar, a água, a canela e a casca de limão, assim que começar a ferver conte 3 minutos e verta sobre as gemas batidas. Coe esta gemada por um passador novamente para o tachinho e deixe engrossar mexendo sempre com uma vara de arames.

Retire e deixe arrefecer.

 

Usando o aro de uma forma de fundo amovível (20 cm) corte dois discos de massa da génoise, um deles será a base do nosso bolo. Reserve o outro disco de massa.

 

Para o recheio comece por demolhar a gelatina em água fria durante alguns minutos, escorra as folhas e derreta-as no microndas com 2 ou 3 colheres de sopa de água.

Bata as natas até dobrarem de volume, junte o leite condensado e a gelatina derretida e verta este preparado sobre o primeiro disco de massa que já se encontra na forma de fundo amovível.

Leve ao frigorífico durante 4 horas para que o recheio solidifique.

 

Assim que o recheio estiver sólido adicione o segundo disco de massa, cubra com o creme de ovo e termine com o caramelo líquido tendo o cuidado de adicionar o caramelo aos poucos para que não se misture com o creme de ovo.

Leve novamente ao frigorífico durante pelo menos 2 horas antes de desenformar o bolo.

 

 

Please reload