top of page

Bolo de Frutos Secos


Com o espírito das festas quase no fim trago este maravilhoso Bolo de Frutos Secos para celebrar o dia de Reis, embora não seja uma festa muito celebrada por cá, por ser o aniversário da minha mãe lá em casa é um dia especial!

Este bolo pode parecer que fica seco mas é um engano, a massa fica húmida e aromática, com um delicioso sabor a limão! Usei avelãs, amêndoas, nozes e castanhas de caju mas podem usar uma mistura ao vosso gosto!

Ingredientes

(12 - 14 fatias)

125g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

275g de açúcar

3 ovos

188g de farinha

1c. de sopa de raspa de limão

1/4 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 1/4 c. de chá de fermento em pó

120 ml de leite

1c. de sopa de sumo de limão

150g de mistura de frutos secos ralados

amêndoa laminada q.b.

açúcar em pó q.b.

Preparação

Numa taça bata a manteiga, o açúcar e a raspa de limão. Adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição. Peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato.

Junte a farinha e o leite alternadamente à massa batendo bem até ter uma massa homogénea e fofa. Por fim, junte o sumo de limão e a mistura dos frutos secos ralados e envolva com uma colher de pau.

Unte uma forma (22 cm) com manteiga e forre com papel vegetal, verta a massa para a forma e polvilhe o topo com a amêndoa laminada. Leve a cozer em forno previamente aquecido (180 ºC) durante cerca de 50 minutos. Caso note que o topo está a cozer muito rapidamente cubra com uma folha de alumínio.

Antes de desenformar deixe o bolo arrefecer na forma cerca de 10 minutos e depois de frio polvilhe com o açúcar em pó.

bottom of page