Tarte de Pêra e Ameixa

09.09.2016

É inegável que o Outono se aproxima a passos largos, os dias estão mais curtos, o sol já se esconde mais e as cores quentes começam a tomar conta da cozinha! Por ter excesso de pêras em casa, porque felizmente ainda tenho o quintal dos meus pais onde tudo tem mais cheiro e sabor procurei uma receita onde pudesse aproveitar a fruta a mais! E nada melhor que esta combinação de frutas da estação, pêra e ameixa! Fica uma delícia esta tarte, o recheio é uma combinação crocante de fruta e crumble e a massa da base areada com o seu sabor amanteigado é perfeita!

Eu adoro sujar as mãos e fazer a minha própria massa, mas caso pretendam uma receita mais prática podem substituir a base por uma de compra!

 

 

Ingredientes

(8 doses)

 

Massa areada

250g de farinha sem fermento T55

125g de açúcar

125g de manteiga fria em cubos

2 ovos (L)

1 pitada de sal

 

Recheio

250g de pêras

250g de ameixas

45g de farinha

1 c. de sopa de farinha maizena

230g de açúcar em pó

50g de manteiga fria cortada em cubos

1/4 c. de chá de baunilha em pó

1 ovo

1 c. de sopa de água

açáucar em pó q.b. (polvilhar)

 

Preparação

 

Comece por preparar a massa, num processador de alimentos junte a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga e misture até ter uma espécie de areia (se tiver pedaços de manteiga por triturar não tem mal). Bata os 2 ovos e junte aos poucos à massa até se formar uma bola (poderá não ser necessário juntar a totalidade dos ovos).

Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

 

Para o recheio comece por descascar e cortar a fruta em cubos. Numa taça junte a farinha, a maizena, o açúcar em pó, a baunilha e a manteiga com os dedos até se formar uma massa areosa. Misture com a fruta e reserve.

 

Unte o fundo de uma tarteira (24 cm) ou forre com papel vegetal.

Estenda a massa da base numa superfície enfarinhada e forre o fundo da tarteira com a mesma. Pique o fundo com um garfo e recheie com a mistura de fruta.

Use a massa da base que sobrar para cortar tiras ou use um cortador de massa para fazer círculos ou corações e disponha por cima do recheio. Pincele esta massa com o ovo batido com a colher de sopa de água e polvilhe com açúcar em pó.

 

Leve a tarte a cozer em forno previamente aquecido a 200 ªC durante cerca de 10 minutos, reduza para 175 ºC e deixe cozer mais 45 minutos. Após retirar do forno deixe arrefecer durante cerca de 30 minutos antes de desenformar.

Sirva simples ou acompanhada de uma bola de gelado.

 

Please reload