top of page

Bolo de Morangos e Lima


O blog completa esta semana 2 anos e começam a faltar palavras para descrever tudo o que me tem trazido de bom, de recompensador, de preenchimento! As pessoas que trouxe para a minha vida, e que sem dúvida a mudaram! Quando criei o blog defini-o como um blog de doces receitas, passado este tempo posso dizer que o Tarte de Limão adoçou para sempre a minha vida!

Quanto a este bolinho de festa traz uma combinação de sabores fresca e colorida para dias quentes, fica uma massa leve com o toque ácido da lima e a doçura do chantilly e dos morangos! É adaptado do livro da talentosa Linda Lomelino!

Ingredientes

(10-12 fatias)

57g de manteiga com sal

3 ovos (L)

225g de açúcar

1/2 c. de chá de extrato de baunilha

6 c. de sopa de leite morno

156g de farinha sem fermento

1 1/2 c. de chá de fermento em pó

Curd de Lima

148g de açúcar

2 ovos (L)

3 limas (sumo e raspa)

57g de manteiga sem sal

Recheio e Cobertura

600 ml de natas

3 c. de sopa de açúcar

6 c. de sopa de curd de lima

250g de morangos

Preparação

Para o bolo comece por untar e forrar com papel vegetal duas formas (15 cm).

Derreta a manteiga e deixe arrefecer. À parte bata os ovos, o açúcar e a baunilha até ter um creme. Adicione o leite gradualmente e a manteiga. Por fim, incorpore a farinha misturada com o fermento.

Divida a massa em duas partes pelas formas e leve a cozer em forno aquecido (175 ºC) durante cerca de 30 minutos. Deixe os bolos arrefecerem nas formas 10 minutos antes de desenformar.

Para o curd junte o açúcar, os ovos, o sumo e a raspa das limas num tachinho e leve a lume brando mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e adicione a manteiga. Deixe arrefecer.

Quando o curd estiver completamente frio prepare a cobertura. Bata as natas bem frias com o açúcar até ficarem espessas e junte o curd de lima.

Lave e corte os morangos em fatias. Corte cada bolo horizontalmente de modo a ter 4 discos de bolo. Coloque um dos discos de massa num prato, recheie com natas e fatias de morangos, repita este processo até ao último disco de bolo e cubra o topo e os lados com as restantes natas. Decore com morangos.

bottom of page