top of page

Bolo Donauwellen


Este Bolo Donauwellen que significa Ondas do Danúbio é um bolo tipicamente germânico e que dá o mote para mais um mês de Sweet World Challenge das queridas Lia "Lemon and Vanilla" e Susana "Basta Cheio"! Devido a alguns problemas com o chocolate não consegui obter as desejadas ondas mas é um bolo que surpreende, camadas de chocolate, cerejas e baunilha resultam numa combinação deliciosa, fiquei conquistada à primeira fatia!

Ingredientes

(16 - 18 fatias)

255g de manteiga à temperatura ambiente

225g de açúcar

5 ovos

1 c. de chá de extrato de baunilha

375g de farinha sem fermento

1 pitada de sal

1 c. de sopa de bicarbonato de sódio

30g de cacau em pó

1 c. de sopa de leite

200g de cerejas em calda

Custarda de baunilha

3 c. de sopa de amido de milho

112g de açúcar

500 ml de leite

1 c. de chá de extrato de baunilha

Cobertura

200g de pepitas de chocolate

2 c. de sopa de óleo de girassol

Preparação

Para o bolo comece por bater a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e por fim a mistura da farinha com o sal e o bicarbonato de sódio.

Verta 2/3 desta massa para um tabuleiro (35 cm) previamente untado com manteiga ou forrado com papel vegetal. Junte o cacau em pó e o leite ao restante 1/3 de massa e disponha a massa de chocolate por cima da camada de baunilha. Distribua as cerejas pela massa. Leve o bolo a cozer em forno pré-aquecido (175 ºC) durante cerca de 40 minutos.

Enquanto o bolo coze prepare a custarda de baunilha. Junte o amido de milho com o açúcar numa taça. Aqueça o leite num tachinho sem deixar levantar fervura, junte a mistura de amido de milho e mexa até engrossar. Retire do lume e junte a baunilha.

Verta a custarda por cima do bolo e deixe arrefecer até solidificar. Para a cobertura derreta o chocolate em banho-maria, junte o óleo e trabalhando rapidamente disponha o chocolate por cima do bolo e com um garfo desenhe "ondas" no topo do bolo.

bottom of page