Bolo de Cenoura e Cobertura de Queijo Creme

29.03.2016

 

Este bolo está há alguns dias à espera de ser publicado, mas estava ansiosa para o trazer para o blog pois é um bolo sem defeitos! :) Fica lindo, fofo, húmido e delicioso! Adoro cenoura em bolos, torna-os tão macios! Este como foi feito para uma ocasião especial teve direito a uma maravilhosa cobertura de queijo creme, terminando com lascas de amêndoa tostadas e canela! Convencidos de como é bom? :)

 

 

Ingredientes

(12 - 14 fatias)

 

300g de açúcar amarelo claro

3 ovos (L)

300ml de óleo de girassol

300g de farinha sem fermento

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de fermento em pó

1 c. de chá de canela em pó

1/2 c. de chá de gengibre em pó

1/2 c. de chá de sal

1/4 c. de chá de essência de baunilha

300g de cenoura ralada

50g de amêndoa laminada 

 

Recheio e cobertura

600g de açúcar em pó peneirado

100g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

250g de queijo creme frio

 

Preparação

 

Comece por untar e forrar com papel vegetal duas formas de 20 cm. Aqueça o forno a 170 ºC.

 

Bata o açúcar, os ovos e o óleo até os ingredientes estarem bem ligados. Junte aos poucos a farinha, o sal, o bicarbonato, o fermento, a canela, o gengibre e a baunilha e bata até ter uma massa homogénea.

 

Adicione por fim a cenoura ralada e mexa para que fique bem distribuída pela massa. Divida a massa de forma igual pelas duas formas e leve a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe os bolos arrefecerem cerca de 10 minutos na forma antes de os desenformar e deixar arrefecer completamente.

 

Para o recheio e cobertura comece por bater o açúcar em pó com a manteiga cortada em cubos. Junte o queijo creme de uma só vez e continue a bater até ter um creme leve e fofo.

 

Toste a amêndoa laminada numa frigideira apenas até ganhar alguma cor.

Para montar o bolo coloque num prato um dos bolos e espalhe por cima 1/4 da cobertura de queijo creme, coloque o outro bolo no topo e com o restante creme cubra todo o bolo. Decore com a amêndoa laminada e povilhe com canela em pó.

Please reload