top of page

Queen of Puddings


Esta receita surpreendeu-me muito pela positiva, aceitei o desafio feito pelas queridas Lia do "Lemon and Vanilla" e Susana do "Basta Cheio" do seu Sweet World de fazer este mês uma receita tipicamente inglesa o Queen of Puddings. Não conhecia a receita mas veio para ficar cá em casa, um pudim de pão e manteiga coberto por compota de morango e um merengue delicado que fica absolutamente delicioso!

Ingredientes

(8 doses)

3 ch. de leite (720 ml)

1 c. de chá de extrato de baunilha

20g de manteiga

170g de miolo de pão

85g de açúcar

1 pitada de sal

raspa de 1 limão

3 ovos

4 c. de sopa de compota de morango

Preparação

Aqueça o leite e a baunilha num tachinho até levantar fervura, retire do lume, junte a manteiga, o miolo de pão, metade do açúcar e a raspa de limão e deixe repousar cerca de 20 minutos.

Separe as gemas das claras. Adicione as gemas levemente batidas à mistura do pão arrefecida. Verta o preparado para um prato de forno previamente untado com manteiga e leve a cozer em forno aquecido (180 ºC) durante cerca de 30 minutos.

Derreta a compota em lume brando com uma colher de sopa de água e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal, junte o restante açúcar e continue a bater até ter um merengue brilhante.

Depois de cozido retire o pudim do forno, disponha a compota por cima e termine com o merengue (use uma colher ou um saco de pasteleiro). Leve novamente ao forno durante cerca de 10 minutos ou até o merengue ter um tom dourado.

bottom of page