Tarte de Maçã Sem Açúcar

10.02.2016

 

Hoje em dia procuram-se cada vez mais altenativas saudáveis ao excesso de açúcar e gordura que consumimos habitualmente, assim para quem por opção ou por obrigação não consome doces esta Tarte de Maçã é uma excelente escolha! Sirva ainda morna simples ou acompanhada, xarope de ácer ou natas por exemplo. Rceita adaptada do livro da Sue Quinn.

 

 

Ingredientes

( 22 cm)

 

250g de farinha

1 pitada de sal

125g de manteiga fria cortada em cubos

1 ovo (L)

 

Recheio

3 maçãs golden

1 laranja (raspa e sumo)

2 c. de chá de canela

1/2 c. de chá de noz moscada

1 c. de chá de extrato de baunilha

1 c. de sopa de farinha

uvas-passas q.b.

1 ovo batido

 

Preparação

 

Para a massa coloque a manteiga, o sal e a farinha num processador de alimentos. Misture. Junte o ovo ligeiramente batido e processe até ter uma massa consistente. Retire, forme uma bola e envolva em película aderente. Deixe repousar no frigorífico cerca de 30 minutos.

 

Para o recheio descasque as maçãs, corte-as em fatias e passe-as pela mistura do sumo e da raspa de laranja. Junte depois as especiarias, a baunilha, a farinha e as uvas-passas à maçã.

 

Divida a massa em duas partes, estenda uma das partes numa superfície enfarinhada e forre com ela uma tarteira previamente untada com manteiga. Pique o fundo e disponha as fatias de maçã. Com a segunda parte da massa cubra o recheio e una os dois discos de massa, cortando o excesso das bordas.

 

Pincele o topo da tarte com o ovo ligeiramente batido e leve a cozer durante cerca de 45 minutos em forno pré-aquecido (180 ºC). Sirva ainda morna.

 

 

 

Please reload