Bolo Red Velvet com Cobertura de Queijo Creme

10.12.2015

Parece-me ainda impossível que já estejamos em Dezembro, quase no Natal... O tempo parece fugir-nos cada vez mais rapidamente, e com isso cresce a vontade de fazer aquilo que nos faz felizes, que nos completa! Cada vez sinto mais vontade de estar neste mundo doce e na minha mente estão projetos para 2016... Espero poder torná-los realidade e mostrá-los aqui! 

Quanto a esta receita especial o Red Velvet é um bolo típico americano, especial para dias especiais como estes que se aproximam! Fica um bolo tão fofo e rico que se completa com uma maravilhosa cobertura de queijo-creme e baunilha! A receita é do livro "Decorated" da encantadora April Carter!

 

 

 

Ingredientes

(6 a 8 fatias)

 

85g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

225g de açúcar

2 ovos (M)

225g de farinha

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

1 c. de chá de sal

2 c. de sopa de cacau em pó

180 ml de buttermilk

1/2 c. de chá de corante vermelho em pasta

1 c. de chá de extrato de baunilha

125g de framboesas

groselhas q.b.

 

Cobertura/Recheio de Queijo-Creme

125g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

200g de açúcar em pó

1/2 c. de chá de extrato de baunilha

75g de queijo-creme frio

 

Preparação

 

Para o bolo comece por bater a manteiga e o açúcar até ter uma mistura pálida e cremosa. Junte os ovos ligeiramente batidos aos poucos, batendo bem entre cada adição. 

 

À parte misture a farinha peneirada, o bicarbonato, o sal e o cacau. Noutra taça misture o buttermilk (pode substituir o buttermilk adicionando a 180 ml de leite gordo uma colher de sopa de sumo de limão e deixando repousar uns minutos), o corante e o extrato de baunilha.

 

Junte as duas misturas alternadamente ao creme de manteiga até ter uma massa homogénea. Divida a massa por duas formas (16 cm) previamente untadas com manteiga e forradas com papel vegetal e leve a cozer em forno aquecido (175 ºC) durante cerca de 30 minutos.

 

Após retirar do forno, deixe repousar os bolos 10 minutos nas formas, desenforme e deixe arrefecerem completamente numa rede.

 

Para a cobertura bata a manteiga 3 a 4 minutos, junte o açúcar em pó e a baunilha e bata novamente até estar macio. Por fim, junte o queijo-creme e bata até ter tudo bem incorporado.

 

Coloque o primeiro bolo num prato, recheie com o buttercream de queijo-creme e baunilha e com as framboesas. Com cuidado coloque o segundo bolo no topo. Com a ajuda de um saco de pasteleiro decore o bolo com a restante cobertura. Por fim, disponha as framboesas e as groselhas e polvilhe com açúcar em pó.

 

 

Please reload