top of page

Profiteroles


Profiteroles era uma das receitas na minha lista de coisas a fazer há muito tempo, mas por saber que a massa choux é um pouco temperamental e por ter de fazer caramelo fui adiando, mas chegou o dia e ainda bem que sim! Ultrapassado o receio inicial acho que o trabalho que dão compensa e ficam tão bonitos na mesa!

A receita que usei foi a do Croquembouche do maravilhoso livro "Naked Cakes" da Hannah Miles, mas as dicas da querida Rosa "Be nice, make a cake" deram uma ajuda preciosa!

Ingredientes

(para 40 profiteroles)

130g de farinha

100g de manteiga sem sal

1 pitada de sal

4 ovos (M)

300 ml de água

Recheio

300 ml de natas

2 c. de sopa de açúcar em pó

1 c. de chá de extrato de baunilha

Decoração

300g de açúcar

Preparação

Para a massa choux comece por aquecer a manteiga com 300 ml de água e o sal, quando a manteiga derreter e a água ferver retire do lume e junte a farinha de uma só vez. Mexa bem e leve novamente ao lume durante 1 a 2 minutos até a massa formar uma bola e desprender dos lados do tacho. Deixe arrefecer 10 minutos.

À parte bata os ovos e vá juntando aos poucos à massa, batendo sempre bem com uma colher de pau. A massa parece separar-se inicialmente mas ao bater adquire novamente a forma. Deverá obter uma massa que mantém a sua forma quando levanta a colher de pau.

Forre uma tabuleiro com papel vegetal e com a ajuda do saco de pasteleiro forme pequenas bolas de massa. Caso seja necessário alise algum bico que se forme com um dedo molhado. Leve a cozer em forno previamente aquecido a 170 ºC durante cerca de 45 minutos sem abrir a porta do forno.

Para o recheio bata os ingredientes até ter um creme firme.

Depois de frios faça um pequeno furo na base do profiterole com uma faca e com a ajuda de outro saco de pasteleiro recheie com o creme.

Por fim aqueça o açúcar até ao ponto de caramelo. Não deve mexer o açúcar, abane apenas o tacho ocasionalmente para o açúcar não queimar. Mergulhe os profiteroles um a um no caramelo com a ajuda de uma pinça, caso o açúcar comece a endurecer aqueça novamente o caramelo.

bottom of page