Bolo Pepitas Coloridas

29.10.2015

Este bolo foi adaptado da receita de Bolo Arco Íris da Linda Lomelino mas com uma cobertura de buttercream de merengue suíço que ficou uma delícia. Como foi o bolo de aniversário da minha pequena princesa fiz uma decoração mais infantil cheia de cor! O bolo é muito simples com sabor a baunilha, o uso dos corantes na massa permite brincar e ter um interior mais divertido!

 

 

Ingredientes

(10 a 12 fatias)

 

338g de açúcar

406g de farinha

128g de manteiga à temperatura ambiente

2 c. de chá de açúcar baunilhado

1 c. de chá de fermento

240 ml de leite

claras de 3 ovos (L)

corante alimentar rosa e amarelo

pepitas coloridas  q.b.

 

Xarope de baunilha:

56g de açúcar

1/4 c. de chá de extrato de baunilha

60 ml de água

 

Buttercream de merengue suíço:

claras de 4 ovos (L)

197g de açúcar

197g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

2 c. de chá de açúcar baunilhado

 

Preparação

 

Para o bolo comece por bater a manteiga e os açúcares até oter um creme fofo. À parte misture a farinha com o fermento. Adicione a farinha ao creme de manteiga aos poucos, alternando com o leite e batendo até ter uma massa homogénea.

 

Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e junte-as à massa envolvendo sem bater. Divida a massa em duas partes e junte o corante a gosto tendo em atenção que ao cozer a cor escurece um pouco.

 

Unte com manteiga e polvilhe com farinha duas formas de 24 cm e leve a massa a cozer em forno previamente aquecido (175 ºC) durante cerca de 30 minutos.

 

Para o xarope de baunilha junte todos os ingredientes num tachinho e após levantar fevura mantenha ao lume durante 10 minutos. Deixe arrefecer.

 

Para preparar a cobertura junte as claras e o açúcar numa taça e aqueça em banho-maria, mexendo sempre, até atingir 65 ºC ou até os cristais de açúcar estarem dissolvidos. Transfira para uma batedeira e bata a mistura até ter um merengue macio e brilhante. Adicione a manteiga aos poucos e após estar toda incorporada bata mais 3 minutos. Por fim, junte o açúcar baunilhado e bata mais um minuto.

 

Para montar o bolo coloque uma das metades num prato e regue com xarope de baunilha e cubra com uma fina camada de buttercream. Coloque a outra metade por cima e repita o processo. Espalhe uma fina camada da cobertura de modo a cobrir todo o bolo e leve ao frigorífico durante 30 minutos. Termine a cobertura com uma camada espessa de buttercream e decore com as pepitas coloridas.

 

Please reload