Bolo Triplo de Limão

24.08.2015

Este bolo estava na minha lista de desejos desde que comprei o maravilhoso livro da Linda Lomelino, é adaptado do seu Lemon Lover´s Dream Cake embora eu tenha usado a receita de Lemon Curd que geralmente uso e não a do livro. É um bolo delicioso tal como eu achava que ia ser, fica fofo, delicado e fresco! Um sonho para quem gosta de sabor a limão!

 

 

Ingredientes

(16 - 20 fatias)

 

8 ovos

188g de farinha

3 c. de chá de amido de milho

224g + 112g de açúcar

3 c. de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

2 c. de sopa de sumo de limão

6 c. de sopa de óleo de girassol

2 c. de sopa de raspa de limão

2 c. de chá de açúcar baunilhado

 

Lemon Curd

100g de açúcar

75g de manteiga sem sal

80 ml de sumo de limão

6 gemas

 

Creme de limão

300 ml de natas para bater

3 c. de sopa de açúcar

6 c. de sopa de lemon curd

 

Preparação

 

Para o bolo comece por separar as gemas das claras deixando-as atingir a temperatura ambiente (use apenas 6 gemas e reserve as outras 2 para o lemon curd).

 

Junte numa taça a farinha, o amido de milho, 224g de açúcar, o fermento e o sal. À parte bata as gemas com o óleo, o sumo e a raspa de limão e o açúcar baunilhado. Junte os ingredientes secos à mistura das gemas batendo apenas o suficienete para incorporar tudo.

 

Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e vá adicionando aos poucos as 112g de açúcar batendo sempre até se formarem picos firmes nas claras.

 

Junte as claras à massa tendo o cuidado de não bater para não perder o ar incorporado. Verta a massa para uma forma (retangular de 35 cm) previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal e leve a cozer em forno pré-aquecido (160 ºC) durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de desenformar.

 

Para o lemon curd derreta as 100g de açúcar com a manteiga e o sumo de limão em lume brando. À parte bata as gemas, junte um pouco do xarope de limão às gemas, mexendo sempre e verta o preparado novamente para o tacho. Mexa até a mistura engrossar e deixe arrefecer.

 

Para o creme de limão da cobertura bata as natas bem frias com o açúcar e junte por fim o lemon curd. Reserve no frio.

 

Para montar o bolo comece por cortá-lo horizontalmente e recheie com o restante lemon curd. Cubra com o creme de limão e decore a gosto.

 

Please reload