Tarte Gelada de Café

21.07.2015

Mais uma semana de desafio do grupo do Facebook "Dorie às Sextas" desta vez com a receita da Dorie, Coffee Ice Cream Tart que traduzi mais simplesmente para Tarte Gelada de Café, fica uma sobremesa deliciosa e fresca e embora até nem seja grande apreciadora de coisas com sabor a café esta conquistou-me!

Da receita original apenas troquei o chocolate derretido por raspas de chocolate na decoração final, a tradução é da Susana Figueiredo, mentora do grupo!

 

 

 

Ingredientes

 

Para a base

 

1 chávena de amêndoas fatiadas ou palitadas, tostadas
3/4 chávena de farinha
1/3 chávena rasa de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada no momento
Pitada de sal
60 gramas de manteiga sem sal, fria e cortada em 4 pedaços 
1 ovo grande
1/4 de colher de chá de extrato de amêndoa
60 gramas de chocolate negro, picado finamente

Para o recheio
1 chávena de amêndoas fatiadas ou palitadas, tostadas 
950 mililitros de gelado de café daa melhor qualidade possível
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa ou 1 colher de sopa de amaretto
1 pitada de noz-moscada, ralada no momento

60 gramas de chocolate negro, picado, para decorar

 

Preparação

 

Para a base
Untar ligeiramente uma tarteira com fundo amovível entre 25 e 28 cm de diâmetro e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou um tapete de silicone.

 

Num processador de alimentos, misturar as amêndoas, a farinha, o açúcar, a noz moscada e o sal, até as amêndoas estarem picadas grosseiramente. Deitar a manteiga e pulsar até a massa parecer areia grossa. Juntar o ovo e o extrato e picar até a massa formar grumos, durante uns 10 segundos. Colocar a massa na tarteira e limpar o processador. Pressionar a massa uniformemente sobre a base e os lados da tarteira. Levar ao congelador por 30 minutos.

Centrar a grade no forno e pré-aquecê-lo a 205ºC. Untar uma folha de papel de alumínio e pressioná-la sobre a tarte. Levar ao forno por 20 minutos e remover o alumínio. Se a massa estiver inchada, pressioná-la com um garfo. Levar ao forno por mais 8 minutos, até estar firme e dourada. Deitar o chocolate sobre a base quente e espalhar bem com uma espátula ou um pincel. Deixar arrefecer à temperatura ambiente.

 

Para o recheio
Colocar as amêndoas no processador e pulsar até formarem uma pasta, durante um ou dois minutos. juntar o gelado, o extrato e a noz-moscada e pulsar até tosos os ingredientes estarem bem envolvidos, tendo cuidado para não derreter o gelado. Deitar a mistura na base, alisar e levar ao congelador durante 30 minutos.

 

Para decorar
Derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Decorar a gosto com o chocolate derretido. Congelar durante pelo menos 4 horas.

 

Please reload