Bolo de Morangos com Chocolate Branco

17.05.2015

Este ano participo pela primeira vez no World Baking Day e o tema é "Who will you bake for?", por isso este bolo é em especial para a minha filhota Inês mas também para a minha família que todos os dias me acompanha! Queria fazer este bolo desde que recebi o livro da Linda Lomelino que tem bolos lindos de morrer e nestes dias quentes de Primavera os morangos sabem tão bem!!

O bolo fica maravilhoso, fresco e muito bonito... A decoração cor de rosa é para a minha princesa! 

 

 

Ingredientes

 

(adaptado do livro "Lomelino´s Cakes")

 

4 ovos (L)

338g de açúcar

245g de farinha

100g de morangos

55 ml de água

2 1/2 c. de chá de fermento em pó

 

Recheio:

340g de morangos

55g de açúcar

 

Cobertura:

200g de chocolate branco

85g de manteiga

200g de queijo-creme

175g de açúcar em pó

corante vermelho em gel (opcional)

 

Preparação

 

Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 5 minutos. À parte misture a farinha com o fermento.

 

Lave os morangos e corte-os em pedaços, triture-os até obter um puré. Num tachinho junte o puré de morangos e a água e aqueça em lume brando até engrossar. Deixe arrefecer.

 

Junte a farinha aos poucos aos ovos, raspando as paredes da taça com uma espátula entre cada adição.  Adicione, por fim, o puré de morangos mexendo com cuidado para incorporar.

 

Forre uma forma (22 cm) com papel vegetal e unte com manteiga, verta a massa e leve a cozer em forno previamente aquecido a 175 ºC durante cerca de 50 minutos. Deixe o bolo arrefecer completamente na forma.

 

Para o recheio lave os morangos e parta-os em fatias, junte o açúcar e esmague um pouco os morangos para que libertem água. Leve ao lume e deixe a mistura ferver 30 segundos. Deixe arrefecer.

 

Para a cobertura comece por derreter o chocolate em banho-maria e deixe arrefecer. Bata o queijo com a manteiga. 

 

Junte o açúcar em pó ao chocolate e incorpore o creme de manteiga. Se desejar adicione umas gotas de corante até obter a cor desejada.

 

Para montar o bolo, comece por cortar o bolo em 3 partes horizontalmente . Coloque a primeira fatia de bolo num prato, barre com metade da compota de morangos, coloque a segunda fatia e recheie com a restante compota de morango. Coloque a última fatia de bolo com a parte cortada voltada para baixo.

Cubra o bolo com uma fina camada de cobertura de chocolate branco e deixe repousar no frigorífico 20 minutos. Termine a cobertura com o restante creme e decore a gosto.

Please reload