Pavlova de Morangos com Lemon Curd e Sementes de Papoila

14.04.2015

Esta é já a minha terceira receita de Pavlova no blog, mas é uma sobremesa que eu simplesmente adoro! É uma sobremesa maravilhosa em todos os aspectos, um deleite para os olhos e para a boca! Nesta pavlova a doçura e a leveza do merengue são contrastadas pela acidez do lemon curd e das sementes de papoila e é coroada por uns deliciosos e frescos morangos! Poderia ser melhor?!

 

 

Ingredientes 

 

6 ovos (L)

350g + 100g de açúcar

2 c. de chá de farinha maizena

1 c. de chá de vinagre de sidra

1 c. de sopa de água fervente

2 c. de chá de extrato de baunilha

1 pitada de sal

75g de manteiga sem sal

80 ml de sumo de limão

200 ml de natas frescas

2 c. de sopa de açúcar em pó

sementes de papoila q.b.

morangos q.b.

 

Preparação

 

Comece por separar as claras das gemas e bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Adicione as 350g de açúcar às claras aos poucos e batendo sempre até obter um merengue brilhante (ao esfregar o merengue entre os dedos não deverá sentir nenhum grão de açúcar).

Junte por fim a maizena, o vinagre, uma colher de chá de baunilha e a água e bata por mais um minuto.

 

Forre um tabuleiro com papel vegetal e verta o merengue formando um círculo. Leve a cozer durante 90 minutos em forno previamente aquecido (120 ªC) tendo o cuidado de não abir a porta do forno. Após este período deve desligar o forno (mantendo a porta fechada) e deixar a pavlova no seu interior pelo menos durante 2 horas (ou durante a noite) para que possa arrefecer lentamente.

 

Para o lemon curd, derreta as 100g de açúcar com a manteiga e o sumo de limão em lume brando. Separadamente bata as gemas com um garfo. Junte um pouco do xarope de limão às gemas, mexendo sempre e verta o preparado novamente para o tacho. Mexa toda a mistura até engrossar. Deixe arrefecer.

 

Antes de servir bata as natas bem frias com uma colher de chá de baunilha e o açúcar em pó até engrossarem.

 

Transfira a pavlova para um prato, disponha o lemon curd e salpique com as sementes de papoila. Cubra com as natas e decore com os morangos.

 

 

 

Please reload