Bolo de Bolacha com Mascarpone e Manteiga de Amendoim

07.04.2015

Domingos para mim trazem sempre a família reunida para o almoço e uma sobremesa especial! Este Bolo de Bolacha com Mascarpone e Manteiga de Amendoim foi adaptado de uma receita da Vaqueiro e adorei a forma como os sabores fortes da bolacha tostada com sabor a café e da manteiga amendoim contrastam com a suavidade do creme de mascarpone e baunilha e com o toque crocante da amêndoa! Uma sobremesa que faz as delícias de todos!

 

 

 

Ingredientes

 

400 ml de café forte

600g de bolacha tostada

3 ovos (L)

80g + 150g de açúcar

250g de queijo mascarpone

1 c. de sopa de extrato de baunilha

200g de Vaqueiro à temperatura ambiente

100g de manteiga de amendoim

2 gemas

50g de amêndoa granulada

 

Preparação

 

Prepare o café e deixe arrefecer. Para o creme de mascarpone comece por separar as gemas das claras e bata as claras em castelo bem firme com 40g de açúcar. Bata as gemas com as restantes 40g de açúcar até obter um creme esbranquiçado, adicione o mascarpone  e a baunilha e bata até estar tudo bem incorporado. Envolva as claras em castelo sem bater e reserve no frigorífico.

 

Para o creme de manteiga de amendoim junte a Vaqueiro, a manteiga de amendoim e as 150g de açúcar e bata até ter uma mistura homogénea. Adicone as gemas, uma a uma, batendo sempre entre cada adição. Reserve no frigorífico.

 

Numa frigideira toste ligeiramente a amêndoa.

 

Mergulhe as bolachas, uma a uma, no café e vá dispondo no fundo de um prato, barre com um dos recheios. Disponha outra camada de bolachas e barre com o outro recheio. Vá alternando as bolachas e os dois recheios, tendo o cuidado de terminar com uma camada de bolacha e de reservar quantidade suficiente de um dos cremes para cobrir todo o bolo. Leve ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir. Decore o bolo com a amêndoa granulada.

 

Please reload