Cheesecake de Chocolate e Baunilha

30.03.2015

Ainda às voltas com o livro da Dorie dei de caras com um "all american" cheesecake e não resisti à vontade de o experimentar, optei por fazer um cheesecake mármore. Esta receita leva uma grande quantidade de queijo-creme e é cozinhado no forno, talvez um coulis de frutos vermelhos fosse o apontamento ideal para acompanhar a riqueza e intensidade deste cheesecake! Talvez na próxima porque vale a pena repetir!!

 

 

Ingredientes

 

200g de bolacha maria

3 c. de sopa de açúcar

1 pitada de sal

4 c. de sopa de manteiga sem sal derretida

900g de queijo-creme

1+1/3 ch. açúcar

2 c. de chá de extrato de baunilha

4 ovos (L)

1+1/3 ch. de natas gordas

1 pitada de sal

100 g de chocolate preto

 

Preparação

 

Comece por preparar uma forma de fundo amovível (23cm) untando-a com manteiga e envolvendo o exterior em duas folhas de papel de alumínio.

 

Triture a bolacha maria, junte o açúcar, o sal e a manteiga derretida e misture até a bolacha estar bem humedecida. Forre o fundo e um pouco dos lados da forma com a bolacha, e leve ao frigorífico cerca de 10 minutos. Coloque a forma no forno pré-aquecido (175 ªC) durante mais 10 minutos para a base de bolacha se tornar estaladiça. Deixe arrefecer.

 

Para o recheio comece por bater o queijo-creme até estar bem macio, adicione o açúcar, o sal e a baunilha. Junte os ovos um a um, batendo sempre entre cada adição. Reduza a velocidade e adicone, por fim, as natas batendo apenas até estarem incorporadas.

 

A 1/3 da massa preparada junte o chocolate derretido em banho-maria já morno. Verta as duas massas alternadamente para a forma e com a ajuda de uma faca misture-as levemente. Leve a cozer (160 ºC) durante cerca de 90 minutos e depois de frio leve ao frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.

 

 

 

Please reload