Bolo Marmoreado de Chocolate e Nozes

22.03.2015

Este bundt foi a minha primeira participação nos desafios do grupo de Facebook "Dorie às Sextas" que recria receitas do livro Baking  da Dorie Greenspan, um livro absolutamente fabuloso que descobri há pouco tempo e que me apaixona a cada folha! É um bolo muito aromático e delicioso com um recheio de chocolate, avelãs e nozes que lhe dá um toque especial e que só me deu ainda mais vontade de experimentar as receitas da Dorie! Este é o seu nutty, chocolaty, swirly sour cream bundt cake!

 

 

Ingredientes 

 

2 ch. de farinha

1+3/4 ch. de açúcar

1 laranja (raspa)

225g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

1 c. de chá de fermento

2 ovos (L)

1 ch. de natas ácidas (sour cream)

1 pitada de sal

1+1/2 c. de chá de extrato de baunilha

açúcar em pó q.b.

 

Recheio (swirl)

 

1/2 ch. de açúcar

1/2 ch. de nozes picadas

60g de pepitas de chocolate

1/3 ch. de avelãs picadas

2+1/2 c. de chá de canela em pó

1 pitada de sal

1 pitada de noz-moscada

 

Preparação

 

Para o swirl misture todos os ingredientes numa taça e reserve.

 

Para o bolo comece por misturar o açúcar com a raspa da laranja até o açúcar ficar húmido e aromático. Adicione a manteiga e bata durante 4 minutos. Junte os ovos um a um batendo um minuto entre cada adição. 

 

Reduza a velocidade da batedeira e junte então a baunilha e as natas ácidas (substituí por créme fraiche com algumas gotas de sumo de limão) e por fim a farinha misturada com o fermento e o sal.

Com uma espátula de borracha garanta que está tudo bem incorporado.

 

Verta 1/3 da massa para uma forma (26 cm) previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, disponha por cima metade do swirl. Cubra com a restante massa e depois, com a ajuda de uma colher faça uma pequena depressão e preencha com a metade restante do swirl. Cubra ligeiramente o recheio com a massa lateral, se não ficar totalmente coberto não há qualquer problema.

 

Leve a cozer em forno pré-aquecido (175 ªC) durante cerca de 60 minutos. Polvilhe com o açúcar em pó (opcional).

 

 

Please reload