Bolo de Chocolate Sem Farinha

01.03.2015

Este bolo de chocolate não estava nos meus planos para estes dias, mas à procura de uma sobremesa para um jantar dei de caras com ele num dos meus cadernos e achei que tinha um ar muito tentador!!

Não me enganei, o resultado foi um bolo intenso e rico para verdadeiros amantes de chocolate! Pode ser servido simples ou acompanhado de uma bola de gelado ou créme fraiche!

 

As fotografias não são as melhores porque foram feitas um pouco à pressa, mas achei que valia a pena partilhar esta deliciosa tentação!!

 

 

Ingredientes

 

200g de chocolate (70% cacau)

1 ch. de açúcar amarelo

75 ml de café forte

100g de manteiga

1c. de sopa de cacau em pó

4 ovos (M)

cacau em pó q.b.

 

Preparação

 

Pique o chocolate com o açúcar amarelo até obter uma areia grossa. Deite o café bem quente por cima desta mistura de forma a que o chocolate derreta (caso o chocolate não esteja completamente derretido aqueça a mistura em banho-maria).

 

Adicione a manteiga, o cacau e por fim os ovos batendo bem até ter uma massa homogénea. Unte uma forma (23 cm) com manteiga e forre com papel vegetal, verta o preparado e leve a cozer em forno previamente aquecido (170 ªC) durante cerca de 40 minutos até o bolo rachar por cima. Polvilhe com  cacau em pó.

 

Nota: Este bolo não leva farinha por isso é adequado a dietas sem glúten.

 

 

 

 

Please reload