Cupcakes de Chocolate e Baunilha


O dia de São Valentim deixa um aroma especial a amor pelo ar e para tornar este dia ainda mais especial partilho estes Cupcakes de Chocolate e Baunilha, uma combinação divinal! A receita dos cupcakes vem do livro da Jemma Wilson de que gosto muito, a cobertura é um buttercream de baunilha delicioso! E que seja um dia de coração cheio!!

Ingredientes

150g de chocolate negro (70%)

350g de farinha

60g de cacau em pó

370g de açúcar

1 c. de chá de bicarbonato de sódio

3 ovos (L)

240 ml de café frio

240 ml de buttermilk

210 ml de óleo de girassol

Cobertura:

300g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

4 c. de sopa de leite

675g de açúcar em pó

1/4 c. de chá de extrato de baunilha

Preparação

Corte o chocolate negro em pequenos pedaços, junte a farinha, o cacau, o açúcar, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Misture.

À parte bata os ovos com o café (misture 240ml de água quente com uma colher de sopa de café instantâneo e deixe arrefecer), o buttermilk (a 240 ml de leite junte 1 colher de sopa de sumo de limão e deixe repousar 10 minutos) e o óleo de girassol. Junte gradualmente à mistura de chocolate e farinha e bata até obter uma massa homogénea.

Encha forminhas de papel até 2/3 da sua capacidade e leve a cozer em forno previamente aquecido (160 ºC) durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer.

Para a cobertura bata a manteiga até ter um creme esbranquiçado. Adicione o açúcar em pó em duas etapas e bata bem entre cada adição. Junte o extrato de baunilha ao leite e vá adicionando o leite aos poucos ao buttercream. Bata durante mais 3 a 5 minutos. Decore os cupacakes.

Nota: Esta receita faz cerca de 24 cupcakes.