top of page

Coroa de Chocolate e Canela

A receita desta coroa estava há muito tempo em lista de espera, mas devido à confusão própria do Natal não a consegui fazer nessa altura até porque é uma receita um bocadinho trabalhosa, chegou agora em Janeiro e que delícia que ficou! Valeu a pena esperar!!

Coroa Chocolate (8).JPG

Ingredientes

180 ml de leite gordo

1 saqueta de fermento biológico seco

120 ml de água morna

1 c. de sopa de açúcar

1 ovo

1 c. de chá de sal

480g de farinha

4 c. de sopa de margarina derretida

100g de Nutella

3 c. de sopa de açúcar amarelo

2 c. de chá de canela em pó

1/2 c. de chá de noz-moscada

1/2c. de chá de sal

Preparação

Ferva o leite e deixe-o arrefecer completamente antes de usar (poderá colocá-lo no frigorífico para acelerar o processo). Coloque a água morna e o açúcar numa taça, espalhe por cima o fermento e deixe repousar 10 minutos.

Adicione à mistura o leite frio, o ovo e o sal e bata. Junte aos poucos a farinha, batendo sempre e por fim a margarina derretida. Coloque um pouco de óleo vegetal na taça, cubra com película aderente e deixe levedar até a massa duplicar de volume (cerca de 2 horas).

À parte misture o açúcar amarelo, a canela, a noz-moscada e o sal.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada formando um rectângulo, barre a massa com Nutella e polvilhe com a mistura de especiarias deixando uma margem livre a toda a volta.

Enrole a massa a partir do lado mais comprido e corte o rolo obtido a meio no sentido do comprimento. Depois entrelace as duas metades com o cuidado de manter as faces cortadas voltadas para cima e una as extremidades.

Coloque a trança num tabuleiro forrado com papel vegetal e feche-a de modo a obter uma coroa. Deixe repousar cerca de 45 minutos e leve a cozer em forno previamente aquecido (180 ºC) durante 30 minutos. Pincele com margarina derretida enquanto ainda estiver morna.

bottom of page