Trança de Avelãs e Amêndoa

17.12.2014

Para esta época de Natal a simpática Ana do blog Da Nossa Cozinha   criou o desafio "Amigo Blogger Secreto"! Ora o meu amigo é o Carlos de um blog que gosto muito e que já sigo habitualmente,  Cozinha Aromática!

É, por isso com muito gosto que deixo ficar o meu presente, uma deliciosa Trança ideal para as festas que se avizinham! Feliz Natal!!

 

Ingredientes

 

150g de queijo quark magro

75g de açúcar

1 ovo

6 c. de sopa de óleo de girassol

250g de farinha

2 c. de chá de fermento em pó

100g de avelãs

200g de pasta de amêndoa

50g de manteiga à temperatura ambiente

50g de açúcar

1 gema

1 c. de chá de canela em pó

 

Glacé

40g de açúcar em pó

2 c. de chá de sumo de limão

 

Preparação

 

Numa taça misture o queijo, o açúcar, o ovo, o óleo e uma pitada de sal. Junte a farinha com o fermento , peneire e envolva na massa de quark. Molde uma bola, cubra e deixe repousar durante 10 minutos.

 

Entretanto, pique as avelãs e parta a pasta de amêndoa em pedacinhos. Junte a manteiga, o açúcar, a canela e a gema e misture bem.

 

Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha até obter um rectângulo e barre com a mistura de avelãs deixando uma margem livre a toda a volta. Enrole a massa a partir do lado mais comprido e corte o rolo obtido a meio no sentido do comprimento. Depois entrelace as duas metades com o cuidado de manter as faces cortadas voltadas para cima e una as extremidades.

 

Leve a trança a cozer em forno previamente aquecido (200 ºC) durante cerca de 25 minutos. Misture os ingredientes do glacé e pincele a trança enquanto estiver morna.

Please reload