Tarte de Lima e Maracujá

À procura de uma receita que fizesse lembrar o Verão encontrei esta tarte de lima e maracujá do chef Henrique Sá Pessoa no programa Ingrediente Secreto, é sem dúvida uma delícia e pode ser servida simples ou acompanhada de uma bola de gelado ou de creme fraiche. Optei por fazer a massa da base, mas também se pode usar uma base de compra e substituí o maracujá por polpa de maracujá sem sementes...

Ingredientes

250g farinha

25g açúcar em pó

125g manteiga

8 colheres sobremesa água

100 ml polpa de maracujá

1 lima (sumo e raspa)

200g de açúcar

6 gemas

150ml de natas

açúcar em pó

Preparação

Numa taça misture a farinha,o açúcar em pó e a manteiga cortada em cubos até a massa ter o aspecto de pão ralado grosseiro. Adicione a água e trabalhe a massa até obter uma mistura homogénea (também poderá usar um processador de alimentos para ser mais rápido).

Deixe a massa descansar no frigorífico durante 15 minutos. Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga e estenda sobre ela a massa. Pique a massa, cubra com papel vegetal e encha com feijões secos. Leve ao forno (190ºC) durante 15 minutos.

Numa taça misture a polpa de maracujá, o sumo e a raspa da lima. Adicone as gemas, o açúcar e misture bem. Junte depois as natas e envolva. Aqueça o recheio da tarte num tacho durante 5 minutos, mexendo sempre e sem deixar ferver.

Coloque o recheio na base e leve a cozer em forno baixo (130 ºC) durante 30 minutos. Deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar em pó.