Tarte de Limão Merengada

Fazendo jus ao nome do blog a primeira receita que partilho teria de ser uma tarte de limão... É uma receita fresca para o Verão e que dá um toque especial a qualquer mesa...

Ingredientes

250g farinha

25g açúcar em pó

125g manteiga

8 colheres sobremesa água

4 ovos

1 lata de leite condensado

2 limas

2 limões

4 colheres sopa de açúcar

1 colher sopa de açúcar baunilhado

Preparação

Numa taça misture a farinha,o açúcar em pó e a manteiga cortada em cubos até a massa ter o aspecto de pão ralado grosseiro. Adicione a água e trabalhe a massa até obter uma mistura homogénea (também poderá usar um processador de alimentos para ser mais rápido).

Deixe a massa descansar no frigorífico durante 15 minutos. Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga e estenda sobre ela a massa. Pique a massa, cubra com papel vegetal e encha com feijões secos. Leve ao forno (190ºC) durante 15 minutos.

Separe as gemas das claras e junte as gemas ao leite condensado. Misture o sumo das limas e limões e adicione 10cl ao preparado. Coloque sobre a massa cozida e leve a tarte a cozer por mais 15 minutos.

Bata as claras em castelo e logo que comecem a soltar incorpore o açúcar e o açúcar baunilhado.

Cubra a tarte com o merenque usando o saco de pasteleiro. Ligue o grill do forno e coloque a tarte para dourar o merengue, é um processo rápido pelo que deve ter cuidado para manter o merengue fofo.